Nossa história em livros...
O jogo “Cruz de Ferro” nasceu do desejo de um grupo de wargamers das décadas de 70 e 80 de simular suas batalhas históricas da Segunda Guerra Mundial, que no passado eram feitas com mapas e marcadores, passando agora a utilizar miniaturas e cenários 3D adequados para representar ações táticas de pequena e média escala. Começamos em 2004, com o lançamento da nossa primeira edição e, nos dois anos seguintes, com a publicação de diversos módulos para o sistema. O jogo nasceu do estudo das inúmeras regras de wargames de miniaturas disponíveis no mercado e dos wargames clássicos de tabuleiro.
Após incansáveis playtests e somando nossa experiência no assunto, percebemos que todos apresentavam vantagens e desvantagens, o que nos levou à consciência da necessidade de criar nossas próprias regras, que unissem uma boa jogabilidade ao realismo inerente ao “jogo” da guerra. Assim começou a surgir o “Cruz de Ferro”, um sistema de wargame de miniaturas feito no Brasil, que acabou se desenvolvendo e se tornando um sistema completo de regras. Ficamos satisfeitos e orgulhosos dos resultados que trouxemos até vocês, mas conscientes de que toda regra tenta ser um bom sistema de simulação da realidade do combate e, portanto, nunca consegue abranger todos os fatores inerentes a uma luta real.
A Segunda Guerra Mundial inaugura o conceito de guerra mecanizada e móvel, e buscamos em “Cruz de Ferro” oferecer a você a possibilidade de se sentir nesse terrível teatro de operações, onde apenas aqueles cujas ações táticas tornavam possível a intensidade de Fogo e Movimento tinham alguma chance de sobreviver. Acreditamos ter chegado a um satisfatório sistema básico, no qual você deve se sentir livre para usar e adaptar de acordo com sua própria experiência e a de seus amigos.O sistema foi interrompido em 2007, devido a alguns problemas com as miniaturas e à necessidade de reescrever as regras, que já haviam sofrido muitas mudanças em função da publicação de vários artigos e módulos desenvolvidos por nós. Isso gerou um hiato de 13 anos dos quais deixamos o jogo na mão do público para que ele continuasse vivo.
Em 2020 foi lançada a segunda edição, focada no mercado internacional, do qual experimentamos muitas coisas com os devidamente amadurecimentos. O objetivo na época foi atingir dois públicos: o jogador casual (com exércitos pequenos) e o jogador “profissional” (com exércitos grandes). O jogo tomou de volta seu espaço e tem um público no exterior grande.




Chega 2026, e cá estamos na 3a. edição, como uma volta as origens, e muito mais experientes. Voltamos para a escala original do jogo, a chamada 15mm (alguns falam de 1/100), onde podemos jogar com poucas unidades cenários rápidos e diretos. Contudo na impede do jogador profissional fazer cenários, ou exército maiores. Uma coisa muito importante: nossas miniaturas são agnósticas, ou seja você pode utilizar além de nossa linha oficial, qualquer miniatura na escala para jogar. Outro ponto importante é que retornamos ao nosso formato original com os três grandes exércitos do conflito: americano, russo, alemão e introduzimos nosso querido Exército Brasileiro, que também está presente no livro. Convidamos todos a entrarem em contato conosco e compartilharem suas experiências. A nossa jornada está apenas começando e muita coisa legal vai vir por aí!
Bem vindos ao Cruz de Ferro!




